millemiglia
(usa Slackware)
Enviado em 13/10/2011 - 16:07h
Não gostei do Unity por vários motivos:
1) Aquela barra lateral "imexível" é irritante. O máximo de personalização que se pode fazer com ela é ocultá-la e deixá-la transparente.
2) A dash é outra coisa que não gosto pois ela ocupa a tela inteira e os ícones são enormes.
3) Gosto de áreas de trabalho minimalistas com o mínimo de coisas poluindo o ambiente. Quem já viu alguma screenshot que postei sabe do que estou falando.
4) Atualmente uso o Gnome 2 sem a barra inferior e sem a barra superior. Substitui o lançador pelo AWN colocado na parte superior central da tela com ícones pequenos. O Unity ocupa muito espaço na tela e mesmo que se oculte a barra lateral ainda fica a barra superior aparecendo.
5) Ao clicar em Aplicativos na barra lateral do Unity abre-se a dash com uma montanha de ícones. Isso me faz lembrar de sistemas antiquíssimos como o Windows 3.x em que tinha-se que abrir o gerenciador de programas e procurar nas abas ou janelas pelo programa desejado. Ok, a Canonical simplificou um pouco com a procura pela dash mas mesmo assim me lembra coisa antiga, retrocesso mesmo.
6) Acho que a Canonical deveria ter adotado o Gnome 3 em vez do Unity pois o Gnome 3 é mais estável, mais personalizável e mais prático e produtivo que o Unity.
7) Amanhã vou atualizar para o 11.10 e, se não houver a opção Gnome Clássico no login, vou instalar o Gnome-Shell e usar o Gnome 3 no lugar do Unity.